top of page

SEMANA 1 - DOMINGO

  • igrejaemalagoinhas
  • 27 de set. de 2015
  • 5 min de leitura

SEMANA 1 - DOMINGO

SÉRIE: livro: POR QUE O HOMEM É TÃO ESPECIAL? MENSAGEM : CAPÍTULO 2: A maravilhosa criação do homem Leitura bíblica: Gn 1:26-28; Cl 1:15; 1 Co 2:16; Ef 1:5, 9; Rm 9:21, 23

Ler com oração: Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. (Ef 6:12)

PÁG. 26 (O SEXTO DIA) ATÉ (O SÉTIMO DIA) PÁG. 29

O sexto dia – o grande dia

“Disse também Deus: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fez. E fez Deus os animais selváticos, segundo a sua espécie, e os animais domésticos, conforme a sua espécie, e todos os répteis da terra, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom” (Gn 1:24-25). Assim foram criados os animais selváticos, répteis e animais domésticos no último dia da criação.

O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus

Com a Sua infinita sabedoria, criou Deus todas as coisas necessárias à vida, estabeleceu o equilíbrio ecológico da natureza para, finalmente, criar o item principal: o homem. O homem é realmente especial, ele foi criado à imagem e semelhança do Criador: “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra” (Gn 1:26-28). Salientamos que o homem é muitíssimo importante para Deus, pois em todo registro da criação na Bíblia, ele é o único criado à imagem e semelhança de Deus. A imagem refere-se a algo interior: o intelecto, a emoção e a vontade; a semelhança refere-se a algo exterior: a forma do corpo. Deus, porém, é invisível, mas Cristo, Seu Filho é a Sua imagem: “Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criação” (Cl 1:15). Fomos, portanto, criados à imagem de Cristo, possuímos mente, emoção e vontade para conter a mente de Cristo (1 Co 2:16), o beneplácito de Deus (aquilo que Lhe agrada) e Sua vontade (Ef 1:5, 9). O homem foi criado como um vaso, um recipiente (Rm 9:21, 23). Para ilustrar, podemos usar a figura da luva: assim como a luva serve para revestir a mão, que comanda todos os movimentos, o homem foi feito para viver segundo a mente de Cristo, conforme Seu bom prazer, a fim de realizar a vontade de Deus. Exteriormente, o homem foi feito à semelhança de Deus, que é percebida em Cristo. O apóstolo Paulo escreveu aos filipenses, afirmando que Cristo Jesus “a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana” (Fp 2:7). Jesus tomou a semelhança de homem, e foi reconhecido na aparência de um homem. Todavia, quem deu essa aparência ao homem? Na Epístola aos Colossenses, Paulo desvenda que Cristo é a imagem do Deus invisível, o Primogênito de toda a criação; pois Nele foram criadas todas as coisas. Tudo foi criado por meio Dele e para Ele (1:15-16), portanto temos a aparência de Cristo. Quando um homem se olha no espelho tem de dar graças a Deus porque foi criado à Sua semelhança. Aleluia!

Domínio sobre o mar, os céus e a terra

Vale ressaltar que ao criar o homem, Deus lhe deu o domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. O domínio está necessariamente atrelado a um reino, pois é dentro de sua esfera que se exerce autoridade. No livro de Hebreus, o autor afirma que Deus não sujeitará o mundo que há de vir aos anjos, pois Ele determinou dar ao homem o domínio do reino vindouro (2:5-8). Conforme mencionamos no capítulo anterior, o mundo presente em que vivemos é governado ilegitimamente por Satanás e seu exército. Este exército era formado pelos anjos que o seguiram em sua rebelião, que são os principados e potestades, os dominadores do mundo tenebroso, as forças espirituais do mal, nas regiões celestes, e os demônios, mencionados em Efésios (6:12). Dominar sobre o mar não é somente ter domínio sobre os peixes, pois o mar representa o lugar de habitação dos demônios (Mt 8:32; 12:43). O homem foi criado para ter domínio sobre os demônios. Dominar sobre os céus também não significa ter domínio apenas sobre as aves, pois Satanás é o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência, e seus principados são as forças espirituais do mal nas regiões celestes (Ef 2:2; 6:12). Exercer domínio sobre os céus é, portanto, dominar sobre as hostes malignas. Ter domínio sobre a terra não é dominar somente sobre os répteis, literalmente, mas dominar sobre Satanás que veio em forma de serpente para enganar a Eva (Gn 3:1), sobre o diabo que usurpou para si a autoridade sobre os reinos do mundo e a sua glória (Lc 4:5-6).

O sétimo dia – Deus descansou

“Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia” (Gn 1:31). Em alguns dos outros dias Deus disse apenas “bom”, mas quando fez todas as coisas para finalmente criar o homem, Ele disse “muito bom”. E havendo Deus terminado no dia sétimo a Sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a Sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera (Gn 2:2-3). O apóstolo Pedro, em sua segunda epístola, afirma que para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia (2 Pe 3:8); desse modo entendemos que, no sentido espiritual, seis dias podem significar seis mil anos desde a criação de Adão, o tempo necessário para Deus reaver Seu reino na terra com a cooperação do homem. O sétimo dia foi abençoado e santificado por Deus, porque Ele descansou de toda obra que realizou como Criador. O sétimo dia, dessa forma, corresponde ao milênio, os mil anos em que os vencedores reinarão com Cristo, pois quando o sétimo anjo tocar a trombeta, o reino do mundo, que foi usurpado por Satanás, será de nosso Senhor e do Seu Cristo, e Ele reinará pelos séculos dos séculos (Ap 11:15; 20:4, 6). O sétimo período, de mil anos, será governado por Cristo e Seus vencedores, e será um reino de paz e de justiça (Is 9:6-7; Dn 7:22; Rm 14:17).

Ponto-chave: O homem é muitíssimo importante para Deus, pois em todo registro da criação na Bíblia, ele é o único criado à imagem e semelhança de Deus Pergunta: Ao criar o homem, Deus lhe deu o domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. Esse domínio está atrelado ao reino, por quê?


 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Galeria de Fotos
Assim que se levantar
igreja em alagoinhas (7)
igreja em alagoinhas (6)
igreja em alagoinhas (5)
igreja em alagoinhas (4)
igreja em alagoinhas (3)
igreja em alagoinhas (1)
igreja em alagoinhas (1)
igreja em alagoinhas (2)

Copyright © 2011 - 2023. Todos os Direitos Reservados - Valter Jr

Encontre-nos
bottom of page