top of page

SEMANA 4 - QUINTA-FEIRA

  • igrejaemalagoinhas
  • 15 de out. de 2015
  • 3 min de leitura

SEMANA 4 - QUINTA-FEIRA

SÉRIE: livro: POR QUE O HOMEM É TÃO ESPECIAL? MENSAGEM : CAPÍTULO 6 - Para onde a fé poderá levar o homem? Leitura bíblica: Rm 4:17; Gl 3:5; 4:29

Ler com oração: Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. (Gl 5:16-17)

PÁG. 86 (A PROMESSA DE SER HERDEIRO...) ATÉ (AS OBRAS DA CARNE E...) PÁG. 88

A promessa de ser herdeiro do mundo


Se você quer saber qual é o destino dos que vivem pela fé, veja a elucidação de Paulo quanto ao destino de Abraão ou de sua descendência: “Não foi por intermédio da lei que a Abraão ou a sua descendência coube a promessa de ser herdeiro do mundo, e, sim mediante a justiça da fé” (Rm 4:13). Quando a vida de Deus crescer e amadurecer naqueles que vivem pela fé, eles herdarão o mundo, e não somente um pedaço de terra física na Palestina. Na Epístola aos Hebreus é-nos revelado que Deus não sujeitará o mundo que há de vir a anjos, antes, Ele determinou que o reino vindouro será governado pelo homem, isto é, por aqueles que alcançarem o estágio de filhos maduros na fé (2:5-7). Este será o galardão dos que viverem pela fé: serão herdeiros do mundo.


A carne milita contra o Espírito


Se queremos seguir os passos da fé de Abraão, precisamos aprender a não confiar na carne. Quando Abraão presumiu que sua carne seria útil para ajudar a Deus gerou a Ismael. Quando seu corpo já estava amortecido, ele creu na promessa de Deus e nasceu-lhe, então, Isaque. A Bíblia menciona que, como outrora, o que nascera segundo a carne perseguia ao que nasceu segundo o Espírito, assim também agora (Gl 4:29). Aquele que vive pela fé, anda pelo Espírito: “Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que porventura seja do vosso querer” (5:16-17). Os milagres acompanham aqueles que andam no Espírito (3:5), pois eles estão a todo tempo substantificando a essência divina pela fé, trazendo à existência as coisas que não existem no mundo físico. Assim viveu Abraão, pois creu no Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem (Rm 4:17). Este é o princípio de vida dos que vivem pela fé: eles não olham para as circunstâncias, antes tomam posse da palavra de Deus pela fé. É assim que devemos praticar em nosso viver cotidiano, na convivência familiar, na relação conjugal, na vida da igreja com os da fé ou na vida social; não julgando as coisas pela aparência, antes seguindo o Espírito e crendo que Deus pode fazer coisas que o homem não pode. O resultado disso será invariavelmente o amor, pois Deus é amor.


As obras da carne e o fruto do Espírito


Paulo disse aos gálatas: “Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne?” (Gl 3:3). Essas palavras revelam que tudo o que o homem faz, se não for pelo Espírito é obra da carne, que pode ser a nossa tentativa de fazer coisas para Deus, como praticar as obras da lei para agradá-Lo. No entanto, precisamos ter a consciência de que a carne não só se apresenta do lado bom, mas também tem o seu lado mau, ou até repugnante; ambos pertencem à mesma fonte. Por isso, Paulo relaciona as obras da carne, que são: “Prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já outrora vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam” (5:19-21). Todo aquele que anda no Espírito também dá fruto: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito” (vs. 22-25). O principal fruto de quem vive e anda no Espírito é o amor. Seguindo o amor vêm a alegria, a paz e outras virtudes.

Ponto-chave: Os milagres acompanham aqueles que andam no Espírito. Pergunta: Qual é o princípio de vida dos que vivem pela fé?


 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Galeria de Fotos
Assim que se levantar
igreja em alagoinhas (7)
igreja em alagoinhas (6)
igreja em alagoinhas (5)
igreja em alagoinhas (4)
igreja em alagoinhas (3)
igreja em alagoinhas (1)
igreja em alagoinhas (1)
igreja em alagoinhas (2)

Copyright © 2011 - 2023. Todos os Direitos Reservados - Valter Jr

Encontre-nos
bottom of page