SEMANA 4 - QUINTA-FEIRA
- igrejaemalagoinhas
- 15 de out. de 2015
- 3 min de leitura
SEMANA 4 - QUINTA-FEIRA
SÉRIE: livro: POR QUE O HOMEM É TÃO ESPECIAL? MENSAGEM : CAPÍTULO 6 - Para onde a fé poderá levar o homem? Leitura bíblica: Rm 4:17; Gl 3:5; 4:29
Ler com oração: Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. (Gl 5:16-17)
PÁG. 86 (A PROMESSA DE SER HERDEIRO...) ATÉ (AS OBRAS DA CARNE E...) PÁG. 88
A promessa de ser herdeiro do mundo
Se você quer saber qual é o destino dos que vivem pela fé, veja a elucidação de Paulo quanto ao destino de Abraão ou de sua descendência: “Não foi por intermédio da lei que a Abraão ou a sua descendência coube a promessa de ser herdeiro do mundo, e, sim mediante a justiça da fé” (Rm 4:13). Quando a vida de Deus crescer e amadurecer naqueles que vivem pela fé, eles herdarão o mundo, e não somente um pedaço de terra física na Palestina. Na Epístola aos Hebreus é-nos revelado que Deus não sujeitará o mundo que há de vir a anjos, antes, Ele determinou que o reino vindouro será governado pelo homem, isto é, por aqueles que alcançarem o estágio de filhos maduros na fé (2:5-7). Este será o galardão dos que viverem pela fé: serão herdeiros do mundo.
A carne milita contra o Espírito
Se queremos seguir os passos da fé de Abraão, precisamos aprender a não confiar na carne. Quando Abraão presumiu que sua carne seria útil para ajudar a Deus gerou a Ismael. Quando seu corpo já estava amortecido, ele creu na promessa de Deus e nasceu-lhe, então, Isaque. A Bíblia menciona que, como outrora, o que nascera segundo a carne perseguia ao que nasceu segundo o Espírito, assim também agora (Gl 4:29). Aquele que vive pela fé, anda pelo Espírito: “Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que porventura seja do vosso querer” (5:16-17). Os milagres acompanham aqueles que andam no Espírito (3:5), pois eles estão a todo tempo substantificando a essência divina pela fé, trazendo à existência as coisas que não existem no mundo físico. Assim viveu Abraão, pois creu no Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem (Rm 4:17). Este é o princípio de vida dos que vivem pela fé: eles não olham para as circunstâncias, antes tomam posse da palavra de Deus pela fé. É assim que devemos praticar em nosso viver cotidiano, na convivência familiar, na relação conjugal, na vida da igreja com os da fé ou na vida social; não julgando as coisas pela aparência, antes seguindo o Espírito e crendo que Deus pode fazer coisas que o homem não pode. O resultado disso será invariavelmente o amor, pois Deus é amor.
As obras da carne e o fruto do Espírito
Paulo disse aos gálatas: “Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne?” (Gl 3:3). Essas palavras revelam que tudo o que o homem faz, se não for pelo Espírito é obra da carne, que pode ser a nossa tentativa de fazer coisas para Deus, como praticar as obras da lei para agradá-Lo. No entanto, precisamos ter a consciência de que a carne não só se apresenta do lado bom, mas também tem o seu lado mau, ou até repugnante; ambos pertencem à mesma fonte. Por isso, Paulo relaciona as obras da carne, que são: “Prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já outrora vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam” (5:19-21). Todo aquele que anda no Espírito também dá fruto: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito” (vs. 22-25). O principal fruto de quem vive e anda no Espírito é o amor. Seguindo o amor vêm a alegria, a paz e outras virtudes.
Ponto-chave: Os milagres acompanham aqueles que andam no Espírito. Pergunta: Qual é o princípio de vida dos que vivem pela fé?
Comments