SEMANA 4 - SEXTA-FEIRA
- igrejaemalagoinhas
- 16 de out. de 2015
- 4 min de leitura
SEMANA 4 - SEXTA-FEIRA
SÉRIE: livro: POR QUE O HOMEM É TÃO ESPECIAL? MENSAGEM : CAPÍTULO 6 - Para onde a fé poderá levar o homem? Leitura bíblica: Gn 4:26
Ler com oração: Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos. (Ef 6:17-18)
PÁG. 89 (PRÁTICAS QUE AJUDAM A ANDAR...) ATÉ O (VIVER A VIDA DA IGREJA) PÁG. 91
Práticas que ajudam a andar no espírito e crescer na fé
Invocar o nome do Senhor
Eva foi iludida pela serpente, comeu do fruto da árvore que Deus disse que não comesse; e deu-o também ao seu marido, e ele comeu (Gn 3:6). A árvore do conhecimento do bem e do mal induz o homem a confiar em sua própria capacidade de discernimento e execução. Queremos lembrar novamente que tudo que o homem pode fazer ainda está no campo do visível, físico e terreno. Deus quer realizar coisas extraordinárias por meio do homem; basta apenas ele não confiar em si e confiar no Senhor. Um exemplo disso foi Caim, filho de Adão; ele era lavrador e trouxe, do fruto da terra, uma oferta ao SENHOR que não se agradou dele nem de sua oferta, pois representava a tentativa de agradar a Deus com o esforço de sua carne. Contudo, Deus se agradou de Abel, seu irmão, e de sua oferta. Irado, Caim matou Abel e, depois disso, ele e sua descendência fundaram uma civilização independente de Deus, ou seja, estruturaram uma sociedade para viver sem Deus. O homem pode se achar capaz de atender suas necessidades físicas e, aparentemente, também atende as necessidades psicológicas, mas não consegue atender as necessidades espirituais; daí surgem as crises existenciais, as angústias e os conflitos interiores. Deus deu outro filho a Adão no lugar de Abel que fora morto por Caim, a quem Adão pôs o nome de Sete. A Sete nasceu-lhe também um filho, ao qual pôs o nome de Enos: “Daí se começou a invocar o nome do SENHOR” (4:26b). Essa foi a primeira vez que a Bíblia menciona sobre invocar o nome do Senhor. Quando Adão se deu conta de que a descendência de Caim produziu para si meios de sustento, formas de entretenimento e sistemas de segurança para viver sem Deus (Gn 4:19-22); ele percebeu que era a hora de levar seus filhos de volta à dependência total a Deus. Daí surgiu a prática de invocar o nome do Senhor. Hoje devemos incorporar essa prática em nosso viver diário e fazer dela a nossa respiração espiritual, pois dependemos do Senhor para tudo. Paulo mostra na Primeira Epístola aos Coríntios que os da fé tinham essa prática: “Com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso” (1:2). Vamos invocar o nome do Senhor a todo tempo, audivelmente quando o ambiente permite, inaudivelmente quando não. Basta dizer: Ó Senhor Jesus! Jesus é o Senhor! Desse modo, estaremos conectados a Deus por meio do Espírito, e pela fé receberemos todo o suprimento celestial para aquele momento. Ó Senhor Jesus!
Extrair vida da Palavra com oração
Como já dissemos, a Palavra de Deus é um veículo para fazer chegar até nós a realidade da Fé. Toda Escritura testifica a respeito de uma pessoa viva, Jesus, em quem está a vida eterna (Jo 5:39). Hoje Ele é o Espírito que habita em quem Nele crê. Também vimos que toda a Palavra de Deus contém as Suas promessas que podemos substantificar por meio da fé. Como está escrito: “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4:4). Para andar no Espírito e crescer na fé, precisamos da Palavra de Deus. A Bíblia é a palavra de Deus e precisa ser tomada com oração (Ef 6:17-18). Temos também os livros espirituais que nos ajudam a entender a Bíblia. A leitura tem de ser feita com oração; isto é, ler cada palavra orando. A Escritura Sagrada não é somente para se obter conhecimento intelectual, mas é, antes de tudo, um livro de vida, que supre nutrição e revelação para quem o lê com oração.
Viver a vida da igreja
Para crescer na fé é muito importante vivermos a vida da igreja. É nela que convivemos com outros membros da família da fé para juntos progredirmos. Nesse ambiente podemos nos encher do Espírito falando e cantando hinos entre nós, louvando de coração ao Senhor e dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo (Ef 5:18-20). Para isso é importante termos uma vida normal de reuniões, onde recebemos ajuda ou ajudamos outros membros do Corpo de Cristo. Nesse ambiente temos ainda os mordomos da casa de Deus que cuidam de nosso crescimento, além de mestres que nos ensinam a verdade (Gl 4:1-2).
Ponto-chave: Deus quer realizar coisas extraordinárias por meio do homem. Pergunta: Por que é importante vivermos a vida da igreja?
Comments