SEMANA 4 - SÁBADO
- igrejaemalagoinhas
- 16 de out. de 2015
- 3 min de leitura
SEMANA 4 - SÁBADO
SÉRIE: livro: POR QUE O HOMEM É TÃO ESPECIAL? MENSAGEM : CAPÍTULO 6 - Para onde a fé poderá levar o homem? Leitura bíblica: Is 53:2
Ler com oração: A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. (Rm 8:19)
PÁG. 91 (A REVELAÇÃO DOS FILHOS...) ATÉ O (QUANDO CRISTO SE MANIFESTAR...) PÁG. 93
A revelação dos filhos de Deus
Quando completar o número dos vencedores, dos que alcançarem a plena filiação, então Cristo voltará para tomar posse do reino deste mundo. Toda a criação, hoje, está sujeita à vaidade por causa do governo corrupto de Satanás. Portanto, a ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus (Rm 8:19). Enquanto a vida de Deus em nós não crescer, e tomar conta de nossa alma, o processo de filiação não estará completo. Mas se hoje, buscarmos viver pelo Espírito ajudando outros a crescerem na fé, chegará finalmente o dia em que acontecerá a revelação dos filhos de Deus. Quando esse dia chegar, toda criação será redimida do cativeiro da corrupção para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que, hoje, toda a criação a um só tempo geme e suporta angústias. E não somente ela, mas também nós que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a filiação, a redenção do nosso corpo, a qual ocorrerá na segunda vinda de Cristo, quando o nosso corpo terreno será substituído por um corpo celestial, espiritual e imortal (vs. 21-23).
Quando Cristo se manifestar, seremos semelhantes a Ele
O apóstolo João também nos chama atenção para esse ponto: “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo” (1 Jo 3:1). Hoje vivemos em um corpo físico como todos os seres humanos, por isso é muito difícil distinguir um filho de Deus dentre outros homens. Quando Jesus vivia na terra o mundo não O conheceu, pois Ele era avaliado pela aparência de Seu corpo físico, embora Ele fosse o próprio Deus encarnado. Isaías profetizou que Ele não tinha aparência nem formosura, era como raiz duma terra seca; quem olhasse para Ele não veria nenhuma beleza que lhe agradasse (Is 53:2). Semelhantemente, nós que somos filhos de Deus, temos a vida eterna em nós; no entanto o mundo só conhece as pessoas pela aparência. Um dia, quando Cristo se manifestar, seremos semelhantes a Ele: “Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é” (1 Jo 3:2). Naquele dia, os que cresceram na fé alcançarão a plena filiação. O seu espírito e alma estarão cheios da vida eterna de Deus, e também seu corpo será transfigurado em um corpo espiritual, igual ao do Senhor Jesus depois da ressurreição. Esse corpo já não será físico, não estará limitado pelo tempo e espaço. Após a ressurreição, Jesus apareceu onde os discípulos estavam reunidos, com as portas trancadas, isto é, Ele não precisou entrar pelas portas (Jo 20:19-23). Na segunda vez que isso aconteceu, Jesus disse a Tomé para pôr o dedo nas Suas mãos e a mão no Seu lado (vs. 26-27); este é o mistério do Seu corpo de ressurreição. Depois disto, tornou Jesus a manifestar-se aos discípulos junto ao mar de Tiberíades. Nessa ocasião, Pedro decidiu pescar e seguiram-no outros seis discípulos. Jesus estava na praia, todavia os discípulos não O reconheceram; isso prova que o Seu corpo após a ressurreição tinha outra aparência (21:1-4). No mesmo dia em que Jesus ressuscitou dois discípulos estavam de caminho para uma aldeia chamada Emaús. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles; os seus olhos, porém, estavam impedidos de reconhecê-Lo. Estando eles à mesa, já na aldeia, Jesus tomou o pão, abençoou-o e, tendo-o partido, lhes deu; então se lhes abriram os olhos, e O reconheceram; mas Ele desapareceu da presença deles (Lc 24:13-31). O corpo em ressurreição de Jesus não precisava de transporte terrestre, pois não era mais físico; ele podia aparecer e desaparecer quando quisesse. Assim também será o nosso corpo espiritual na vinda de nosso Senhor Jesus.
Ponto-chave: Quando Cristo se manifestar, seremos semelhantes a Ele.
Pergunta: Naquele dia, o que alcançarão os que cresceram na fé?
Comments