top of page

SEMANA 3 - SEXTA-FEIRA

  • igrejaemalagoinhas
  • 9 de out. de 2015
  • 4 min de leitura

SEMANA 3 - SEXTA-FEIRA

SÉRIE: livro: POR QUE O HOMEM É TÃO ESPECIAL? MENSAGEM : CAPÍTULO 5: Fruto da evolução ou destinatário de um propósito maior? Leitura bíblica: 1 Co 15:47

Ler com oração: Na verdade, há um espírito no homem, e o sopro do Todo-Poderoso o faz sábio. (Jó 32:8)

PÁG. 65 (A TEORIA DA EVOLUÇÃO) ATÉ (O CORPO DO HOMEM É...) PÁG. 68

A teoria da evolução

Os cientistas afirmam que a seleção natural pela sobrevivência produziu várias espécies por evolução. Segundo eles, essa evolução, em bilhões de anos, produziu a diversidade de vidas na terra. O DNA é uma molécula existente em nossas células. Ela tem o formato de uma longa escada curva ou dupla hélice, contendo as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos, e ainda transmitem as características hereditárias de cada um deles. Os degraus da escada são feitos de quatro diferentes tipos de moléculas menores: são as letras do alfabeto genético. Arranjos particulares dessas letras dão instruções a todas as coisas vivas tais como: crescer, se mover, digerir, sentir o ambiente, se curar e se reproduzir. A hélice dupla do DNA é uma máquina molecular com cerca de 100 bilhões de peças chamadas de átomos. Há tantos átomos em uma molécula de DNA do homem quanto ao número de estrelas em uma galáxia normal. O mesmo ocorre com todos os seres vivos: cada um de nós é um pequeno universo.

Mutação


A mensagem do DNA, transmitida de uma célula para outra e de uma geração para outra, é copiada com extremo cuidado. Quando uma célula viva se divide em duas, cada uma delas leva consigo uma cópia completa do DNA. Uma proteína especializada faz a revisão, para ter certeza de que só as letras certas sejam incluídas e o DNA seja copiado com precisão. Porém, ocasionalmente, pode passar um erro durante o processo de revisão criando uma pequena mudança aleatória nas instruções genéticas. Vejamos um exemplo disso supondo que tenha ocorrido uma mutação na célula do óvulo de uma ursa. Um evento aleatório e tão minúsculo quanto este, pode ter consequências numa escala muito maior, pois essa mutação pode ter alterado o gene que controla a cor do pelo dos ursos. Isso afetará a produção do pigmento escuro dos filhotes da ursa, fazendo com que um deles nasça de pelo branco. Durante o período de neve o urso branco se sairá melhor na caça, e, consequentemente, as chances de sobrevivência serão maiores; o urso de pelo marrom, no entanto, perderá a competição na luta pela sobrevivência e passará a viver em outras regiões. Assim, por sucessivas gerações, esse gene passará a toda população de ursos árticos tornando-se duas espécies diferentes. É o que Charles Darwin quis dizer com “a origem das espécies”. Essa é a evolução por seleção natural segundo os cientistas. O DNA do homem tem semelhança com outros seres vivos no tocante às instruções genéticas para as funções mais básicas da vida, como por exemplo, a digestão de açúcares. Com base nesse conhecimento a ciência montou uma árvore genealógica para todas as espécies de vida na terra, na qual o homem está inserido. Será que com toda essa explicação a ciência consegue provar que o homem veio à existência pela evolução de outros seres vivos? Será que há inconsistência na Bíblia?


A criação do homem


É importante notar que a Bíblia não dá detalhes de como o nosso corpo biológico foi criado. A Bíblia apenas diz: “Então formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente” (Gn 2:7). Cremos que a Bíblia é a palavra de Deus. Ela apenas informa que o corpo humano foi formado do pó da terra, portanto os elementos que compõem o corpo humano, biológico, são da terra. Assim, é possível haver uma correlação entre o nosso corpo com os demais seres vivos da terra. O que deu vida ao homem foi o sopro do Deus Criador, conforme vemos no livro de Jó: “O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida” (33:4). Conforme explicamos anteriormente, o fôlego de vida que entrou no homem feito do pó da terra tornou-se o espírito daquele homem. Como resultado o homem passou a ser alma vivente, isto é, um ser com entendimento. A respeito disso, o livro de Jó também elucida: “Na verdade, há um espírito no homem, e o sopro do Todo-Poderoso o faz sábio” (32:8). Como consequência da criação do espírito e da alma do homem, seu corpo ganhou a vida biológica.


O corpo do homem é terreno


Para a existência do homem na terra, Deus formou seu corpo do pó da terra, portanto ele é terreno (1 Co 15:47; Gn 2:7). O nosso corpo é físico, limitado pelo tempo e espaço, sujeito às mesmas leis físicas que regem o universo conhecido. Do ponto de vista físico, os filósofos têm razão em afirmar que a nossa existência não tem nenhuma importância diante da vastidão do universo. O apóstolo Paulo afirmou que, se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens (1 Co 15:19). Nesse caso, não faria sentido a afirmação de que o homem seja uma criatura especial.

Ponto-chave: O que deu vida ao homem foi o sopro do Deus Criador Pergunta: Como podemos provar que ohomem não veio à existência pela evolução de outros seres vivos?


 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Galeria de Fotos
Assim que se levantar
igreja em alagoinhas (7)
igreja em alagoinhas (6)
igreja em alagoinhas (5)
igreja em alagoinhas (4)
igreja em alagoinhas (3)
igreja em alagoinhas (1)
igreja em alagoinhas (1)
igreja em alagoinhas (2)

Copyright © 2011 - 2023. Todos os Direitos Reservados - Valter Jr

Encontre-nos
bottom of page