top of page

SEMANA 1 - SEXTA-FEIRA

  • igrejaemalagoinhas
  • 27 de set. de 2015
  • 3 min de leitura

SEMANA 1 - SEXTA-FEIRA

SÉRIE: livro: POR QUE O HOMEM É TÃO ESPECIAL? MENSAGEM : CAPÍTULO 1 - Que é o Homem? Leitura bíblica:

Ler com oração: Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado. (Jo 7: 38-39) PÁG. 19 (O FIRMAMENTO) ATÉ (A TERRA E OS MARES) PÁG. 21

O firmamento

No segundo dia da criação disse Deus: “Haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas. Fez, pois, Deus o firmamento e separação entre as águas debaixo do firmamento e as águas sobre o firmamento. E assim se fez. E chamou Deus ao firmamento Céus” (Gn 1:6-8). A palavra firmamento deriva de um verbo que significa expandir; podemos dizer que é uma expansão. A expansão é simplesmente a atmosfera, o ar que respiramos. Sem o oxigênio não há vida, o homem não viveria sem o ar, por isso, a segunda providência de Deus foi criar o ar, a atmosfera. Todavia, em Sua infinita sabedoria, ao criar a atmosfera Deus proveu outro elemento tão essencial à vida: a água. As águas que cobriram a superfície da terra, pelo juízo de Deus, não eram potáveis. O surgimento da atmosfera deu início ao processo de evaporação, que é a passagem da água em seu estado líquido para o estado gasoso, em forma de vapor, na temperatura ambiente. O vapor produzido por esse processo acumula-se no céu em forma de nuvens. Em determinadas condições climáticas, a água acumulada em forma de vapor nas nuvens, se precipita em forma de chuva, neve ou saraivas. Essa “água de cima” é potável, responsável pelo fornecimento a toda terra. Resumindo, Deus proveu a luz no primeiro dia e, o ar e a água no segundo dia; todos são vitais para o surgimento e manutenção da vida. Deus é maravilhoso! No primeiro dia Ele providenciou a luz, e a Escritura revela que Deus é luz. No segundo dia, Ele proveu o ar e a água potável. Tanto o ar como a água representam o Espírito, pois em hebraico e em grego, a palavra “ar” é a mesma usada para Espírito. Certa vez, Jesus disse: “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até esse momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado” (Jo 7:38-39).

A terra e os mares

Deus prosseguiu na preparação da terra para o homem habitar e disse: “Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez. À porção seca chamou Deus Terra e ao ajuntamento das águas, Mares. E viu Deus que isso era bom” (Gn 1:9-10). Para o surgimento de vida na superfície da terra era necessário que houvesse uma porção seca da terra; assim Deus ajuntou todas as águas em um só lugar e fez emergir a terra no terceiro dia. Isso possibilitou a produção de relva, ervas que dão semente e árvores frutíferas que dão fruto sobre a terra (v. 11). Isso ocorreu no terceiro dia, assim como Cristo ressuscitou ao terceiro dia: “Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Co 15:3-4). Por meio da ressurreição, Cristo se tornou a boa terra para produzir vida, representada pela boa terra de Canaã: “Porque o SENHOR, teu Deus, te faz entrar numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, de mananciais profundos, que saem dos vales e das montanhas; terra de trigo e cevada, de vides, figueiras e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel; terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela; terra cujas pedras são ferro e de cujos montes cavarás o cobre. Comerás, e te fartarás, e louvarás ao SENHOR, teu Deus, pela boa terra que te deu” (Dt 8:7-10). Portanto, no terceiro dia apareceu a terra para o surgimento da vida, como sombra de Cristo que é a boa terra. Todos esses itens da criação indicam que Deus não somente se preocupa com a provisão física do homem, que seria em breve criado, mas também com sua provisão espiritual. No próximo capítulo veremos os dias subsequentes.

Ponto-chave:

Todos os itens da criação indicam que Deus não somente se preocupou com a provisão física do homem, mas também com a espiritual. Pergunta: Por que a segunda providência de Deus foi criar o ar, a atmosfera?


 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Galeria de Fotos
Assim que se levantar
igreja em alagoinhas (7)
igreja em alagoinhas (6)
igreja em alagoinhas (5)
igreja em alagoinhas (4)
igreja em alagoinhas (3)
igreja em alagoinhas (1)
igreja em alagoinhas (1)
igreja em alagoinhas (2)

Copyright © 2011 - 2023. Todos os Direitos Reservados - Valter Jr

Encontre-nos
bottom of page