top of page

SEMANA 2 - DOMINGO

  • igrejaemalagoinhas
  • 3 de out. de 2015
  • 5 min de leitura

SEMANA 2 - DOMINGO

SÉRIE: livro: POR QUE O HOMEM É TÃO ESPECIAL? MENSAGEM : CAPITULO 3 - Que aconteceu com o homem? Leitura bíblica: Jo 4:13-14; 7:37-39; 19:35; Rm 10:6-10; Is 55:1-2

Ler com oração: Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. (Rm 10:13). Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. (Is 55:6)

PÁG. 46 (A ÁGUA REPRESENTA...) ATÉ (DE GRAÇA, SEM DINHEIRO E SEM PREÇO) PÁG. 49

A água representa a vida de Deus


Devido à sua coloração é possível ver o sangue de longe, mas a água, que também saiu de Jesus quando um soldado Lhe abriu o lado, foi vista somente por quem estava bem perto Dele. Como João estava junto à cruz, viu a água e deu testemunho: “Aquele que isto viu testificou, sendo verdadeiro o seu testemunho; e ele sabe que diz a verdade, para que também vós creiais” (Jo 19:35). A água na Bíblia representa a vida de Deus, a vida eterna; isso pode ser visto nas palavras ditas à mulher samaritana junto à fonte de Jacó, em Sicar: “Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna” (4:13-14). Em outra ocasião, Jesus levantou-se no último dia da grande festa e exclamou: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até esse momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado” (7:37b-39). Quando Jesus morreu e ressuscitou foi glorificado pelo Pai, isto é, o homem Jesus foi aprovado e aceito como o Filho Primogênito de Deus (At 13:33; Sl 2:7). Após Sua morte e ressurreição, isto é, depois de Sua glorificação, Jesus se tornou disponível como o Espírito para todo aquele que Nele crê. Como último Adão Ele se tornou o Espírito que dá vida (1 Co 15:45). Como o Espírito Ele se tornou o outro Consolador que veio para viver dentro dos que Nele cressem (Jo 14:16-17). Uma vez que recebemos esse Espírito de nosso interior fluirão rios de água viva, que representa a vida eterna de Deus.


Nascer da água e do Espírito


Certa vez, entre os fariseus, um homem, chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus, foi ter com Jesus de noite para saber como Ele fazia coisas que o homem não pode fazer se Deus não estiver com ele. Jesus lhe respondeu: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (Jo 3:3). E disse mais: “Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (v. 5). O Senhor Jesus morreu em nosso lugar como propiciação pelos nossos pecados (1 Jo 4:10). Com o Seu sangue Ele realizou a nossa redenção e por Seu sangue Deus tem base para conceder o perdão dos pecados. A água representa a vida divina que Deus quer dar para o homem redimido pelo sangue precioso de Cristo. Todo homem que teve a remissão de seus pecados pelo sangue de Cristo precisa receber, em seguida, a vida de Deus, que é representada pela água que fluiu do lado de Jesus. Esse é o novo nascimento que Jesus apresentou a Nicodemos: nascer do Espírito.


Como o homem pode ser salvo e nascer de novo?


Jesus prosseguiu explicando a Nicodemos que Ele, o Filho do Homem, seria levantado em uma cruz assim como Moisés levantou a serpente de bronze no deserto, para que todo o que Nele crê tenha a vida eterna (Jo 3:14-15). Todo o processo pelo qual Cristo passou para que fôssemos salvos foi muito doloroso e complexo, todavia, para o homem receber os benefícios de Sua obra na cruz basta crer em Jesus, crer no Seu nome. No início do Evangelho de João lemos: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber, aos que creem no seu nome” (1:12). Quando cremos no Senhor Jesus nós O recebemos como vida, nascemos de novo pelo Espírito e nos tornamos filhos de Deus.


Confessar com a boca e crer no coração


O apóstolo Paulo explica na Epístola aos Romanos: “Se, com a tua boca, confessares a Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação” (Rm 10:9-10). Esta é a palavra da fé que pregamos (v. 8). É muito importante confessar com a boca que Jesus é o seu Senhor, seu Salvador porque: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (v. 13), e com o seu coração crer que Cristo morreu na cruz pelos seus pecados, e que Deus O ressuscitou dentre os mortos para você viver por meio Dele (1 Jo 4:9). O apóstolo ainda afirma que o evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê (Rm 1:16). Agora uma palavra a você, caro leitor: Você não precisa pagar nenhum preço para alcançar a salvação de Deus, não precisa subir de joelhos centenas de degraus para receber essa graça nem esperar melhorar sua condição; agora mesmo, faça uma oração do fundo do seu coração, dizendo: “Senhor Jesus, sou um pecador, mereço morrer, mas creio que morreste por mim na cruz e ali derramaste Teu precioso sangue para me resgatar. Ó Senhor Jesus, perdoa os meus pecados! Quero confessar Teu nome, reconhecer que és o Senhor da minha vida. Tu és o Meu Salvador; entrego a minha vida a Ti. Em nome do Senhor Jesus, amém!”. Agora você foi salvo e nasceu do Espírito, e se tornou um filho de Deus. A vida divina entrou em seu espírito. Parabéns!


De graça, sem dinheiro e sem preço


Deus enviou Seu Filho que fez tudo por nós, nada precisamos fazer para obter a salvação; basta-nos recebê-la de graça, pela fé. Esse é o evangelho da graça. Não é preciso subir ao céu nem descer ao abismo para alcançar a salvação (Rm 10:6-7). Deus nos deu gratuitamente Seu Filho para a nossa salvação e deleite: “Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares” (Is 55:1-2). Mais adiante, lemos: “Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (v. 6). Isso é maravilhoso!

Ponto-chave: Quando cremos no Senhor Jesus nós O recebemos como vida, nascemos de novo pelo Espírito e nos tornamos filhos de Deus. Pergunta: O que representa a água que fluiu do lado de Jesus?


 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Galeria de Fotos
Assim que se levantar
igreja em alagoinhas (7)
igreja em alagoinhas (6)
igreja em alagoinhas (5)
igreja em alagoinhas (4)
igreja em alagoinhas (3)
igreja em alagoinhas (1)
igreja em alagoinhas (1)
igreja em alagoinhas (2)

Copyright © 2011 - 2023. Todos os Direitos Reservados - Valter Jr

Encontre-nos
bottom of page