SEMANA 2 - DOMINGO
- igrejaemalagoinhas
- 3 de out. de 2015
- 5 min de leitura
SEMANA 2 - DOMINGO
SÉRIE: livro: POR QUE O HOMEM É TÃO ESPECIAL? MENSAGEM : CAPITULO 3 - Que aconteceu com o homem? Leitura bíblica: Jo 4:13-14; 7:37-39; 19:35; Rm 10:6-10; Is 55:1-2
Ler com oração: Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. (Rm 10:13). Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. (Is 55:6)
PÁG. 46 (A ÁGUA REPRESENTA...) ATÉ (DE GRAÇA, SEM DINHEIRO E SEM PREÇO) PÁG. 49
A água representa a vida de Deus
Devido à sua coloração é possível ver o sangue de longe, mas a água, que também saiu de Jesus quando um soldado Lhe abriu o lado, foi vista somente por quem estava bem perto Dele. Como João estava junto à cruz, viu a água e deu testemunho: “Aquele que isto viu testificou, sendo verdadeiro o seu testemunho; e ele sabe que diz a verdade, para que também vós creiais” (Jo 19:35). A água na Bíblia representa a vida de Deus, a vida eterna; isso pode ser visto nas palavras ditas à mulher samaritana junto à fonte de Jacó, em Sicar: “Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna” (4:13-14). Em outra ocasião, Jesus levantou-se no último dia da grande festa e exclamou: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até esse momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado” (7:37b-39). Quando Jesus morreu e ressuscitou foi glorificado pelo Pai, isto é, o homem Jesus foi aprovado e aceito como o Filho Primogênito de Deus (At 13:33; Sl 2:7). Após Sua morte e ressurreição, isto é, depois de Sua glorificação, Jesus se tornou disponível como o Espírito para todo aquele que Nele crê. Como último Adão Ele se tornou o Espírito que dá vida (1 Co 15:45). Como o Espírito Ele se tornou o outro Consolador que veio para viver dentro dos que Nele cressem (Jo 14:16-17). Uma vez que recebemos esse Espírito de nosso interior fluirão rios de água viva, que representa a vida eterna de Deus.
Nascer da água e do Espírito
Certa vez, entre os fariseus, um homem, chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus, foi ter com Jesus de noite para saber como Ele fazia coisas que o homem não pode fazer se Deus não estiver com ele. Jesus lhe respondeu: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (Jo 3:3). E disse mais: “Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (v. 5). O Senhor Jesus morreu em nosso lugar como propiciação pelos nossos pecados (1 Jo 4:10). Com o Seu sangue Ele realizou a nossa redenção e por Seu sangue Deus tem base para conceder o perdão dos pecados. A água representa a vida divina que Deus quer dar para o homem redimido pelo sangue precioso de Cristo. Todo homem que teve a remissão de seus pecados pelo sangue de Cristo precisa receber, em seguida, a vida de Deus, que é representada pela água que fluiu do lado de Jesus. Esse é o novo nascimento que Jesus apresentou a Nicodemos: nascer do Espírito.
Como o homem pode ser salvo e nascer de novo?
Jesus prosseguiu explicando a Nicodemos que Ele, o Filho do Homem, seria levantado em uma cruz assim como Moisés levantou a serpente de bronze no deserto, para que todo o que Nele crê tenha a vida eterna (Jo 3:14-15). Todo o processo pelo qual Cristo passou para que fôssemos salvos foi muito doloroso e complexo, todavia, para o homem receber os benefícios de Sua obra na cruz basta crer em Jesus, crer no Seu nome. No início do Evangelho de João lemos: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber, aos que creem no seu nome” (1:12). Quando cremos no Senhor Jesus nós O recebemos como vida, nascemos de novo pelo Espírito e nos tornamos filhos de Deus.
Confessar com a boca e crer no coração
O apóstolo Paulo explica na Epístola aos Romanos: “Se, com a tua boca, confessares a Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação” (Rm 10:9-10). Esta é a palavra da fé que pregamos (v. 8). É muito importante confessar com a boca que Jesus é o seu Senhor, seu Salvador porque: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (v. 13), e com o seu coração crer que Cristo morreu na cruz pelos seus pecados, e que Deus O ressuscitou dentre os mortos para você viver por meio Dele (1 Jo 4:9). O apóstolo ainda afirma que o evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê (Rm 1:16). Agora uma palavra a você, caro leitor: Você não precisa pagar nenhum preço para alcançar a salvação de Deus, não precisa subir de joelhos centenas de degraus para receber essa graça nem esperar melhorar sua condição; agora mesmo, faça uma oração do fundo do seu coração, dizendo: “Senhor Jesus, sou um pecador, mereço morrer, mas creio que morreste por mim na cruz e ali derramaste Teu precioso sangue para me resgatar. Ó Senhor Jesus, perdoa os meus pecados! Quero confessar Teu nome, reconhecer que és o Senhor da minha vida. Tu és o Meu Salvador; entrego a minha vida a Ti. Em nome do Senhor Jesus, amém!”. Agora você foi salvo e nasceu do Espírito, e se tornou um filho de Deus. A vida divina entrou em seu espírito. Parabéns!
De graça, sem dinheiro e sem preço
Deus enviou Seu Filho que fez tudo por nós, nada precisamos fazer para obter a salvação; basta-nos recebê-la de graça, pela fé. Esse é o evangelho da graça. Não é preciso subir ao céu nem descer ao abismo para alcançar a salvação (Rm 10:6-7). Deus nos deu gratuitamente Seu Filho para a nossa salvação e deleite: “Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares” (Is 55:1-2). Mais adiante, lemos: “Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” (v. 6). Isso é maravilhoso!
Ponto-chave: Quando cremos no Senhor Jesus nós O recebemos como vida, nascemos de novo pelo Espírito e nos tornamos filhos de Deus. Pergunta: O que representa a água que fluiu do lado de Jesus?
Comments