top of page

SEMANA 2 - QUARTA-FEIRA

  • igrejaemalagoinhas
  • 3 de out. de 2015
  • 4 min de leitura

SEMANA 2 - QUARTA-FEIRA

SÉRIE: livro: POR QUE O HOMEM É TÃO ESPECIAL? MENSAGEM : CAPITULO 3 - Que aconteceu com o homem? Leitura bíblica: Gn 2:9, 16-17; 3:1-3; Jr 17:5-6

Ler com oração: Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto. (Jr 17:7-8)


PÁG. 35 (QUE ACONTECEU...) ATÉ (A SEDUÇÃO DA SERPENTE) PÁG. 38


Conforme discorremos nos capítulos anteriores, o homem é muito especial para Deus. Ele foi criado para receber Sua vida divina, com o fim de tornar-se um filho de Deus maduro e preparado para assumir o governo do mundo vindouro, terminando com o reinado ilegítimo de Satanás que hoje impera na terra. O inimigo de Deus, sabedor da intenção divina em criar o homem de maneira tão diferente de todo resto da criação, usou de toda sua sagacidade para danificar o homem e frustrar o plano de Deus.


As duas árvores


“Do solo fez o SENHOR Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal” (Gn 2:9). A árvore da vida, que estava no meio do jardim do Éden, representava o próprio Deus como vida para o homem. Uma vez que o homem foi criado com um espírito humano pelo sopro divino, ele também tinha a capacidade de receber a vida eterna de Deus representada pela árvore da vida. Caso o homem a recebesse, a vida divina entraria em seu espírito fazendo-o filho de Deus. Deus é grandioso! Por isso Ele nada impôs sobre o homem; antes, deu-lhe livre-arbítrio para escolher entre comer da árvore da vida ou não. A árvore do conhecimento do bem e do mal representa a opção sem Deus, o caminho da autossuficiência, o mesmo que Satanás tomou, confiando em sua própria capacidade. Cabe aqui fazer uma observação: o conhecimento, propriamente dito, não é o problema, mas a árvore do conhecimento do bem e do mal representa um princípio que é deixar de confiar em Deus para confiar no próprio homem.


Maldito o homem que confia no homem


No livro de Jeremias está a explicação do que acabamos de referir: “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão não se perturba, nem deixa de dar fruto” (Jr 17:5-8).

“Da árvore do conhecimento não comerás”

Por um lado, Deus é grandioso e deu ao homem a liberdade de escolha; por outro lado, por amar o homem que criou, Ele o admoesta sobre qual caminho não tomar: “O SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gn 2:16-17). Portanto a ordem explícita que Deus deu ao homem foi não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal.


A sedução da serpente


“Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” (Gn 3:1). A serpente, nesse versículo, representa o próprio Satanás, conforme podemos verificar no último livro da Bíblia: “Foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos” (Ap 12:9). Salientamos que Deus ordenou explicitamente ao homem que não comesse da árvore do conhecimento; mas a tática do diabo é suscitar dúvidas com respeito à palavra de Deus: “Não comereis de toda árvore do jardim?” Por meio desse questionamento Eva foi levada a dialogar com a serpente: “Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais” (Gn 3:2-3). Na tentativa de dar explicação, Eva foi enredada pela sagacidade da serpente e expôs toda sua vulnerabilidade. Aproveitando-se disso, Satanás foi ao ataque insinuando que Deus lhes ocultava a verdade: “É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal” (vs. 4b-5).

Ponto-chave: Uma vez que o homem foi criado com um espírito humano pelo sopro divino, ele também tinha a capacidade de receber a vida eterna de Deus representada pela árvore da vida. Caso o homem a recebesse, a vida divina entraria em seu espírito fazendo-o filho de Deus. Pergunta: O que a árvore do conhecimento do bem e do mal representa?


 
 
 

Commentaires


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Galeria de Fotos
Assim que se levantar
igreja em alagoinhas (7)
igreja em alagoinhas (6)
igreja em alagoinhas (5)
igreja em alagoinhas (4)
igreja em alagoinhas (3)
igreja em alagoinhas (1)
igreja em alagoinhas (1)
igreja em alagoinhas (2)

Copyright © 2011 - 2023. Todos os Direitos Reservados - Valter Jr

Encontre-nos
bottom of page