top of page

SEMANA 2 - QUINTA-FEIRA

  • igrejaemalagoinhas
  • 3 de out. de 2015
  • 4 min de leitura

SEMANA 2 - QUINTA-FEIRA

SÉRIE: livro: POR QUE O HOMEM É TÃO ESPECIAL? MENSAGEM : CAPITULO 3 - Que aconteceu com o homem? Leitura bíblica: Gn 3:6; Rm 3:9-12; 5:12, 19; 6:23; Hb 9:22; Mt 25:41; Ef 2:3, 12


Ler com oração: Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo. Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo. (2 Co 11:2-3)


PÁG. 38 (A MENTE CORROMPIDA...) ATÉ (O FOGO ETERNO) PÁG. 41

A mente corrompida afetou a emoção


Aquela sagaz serpente corrompeu a mente de Eva ao levantar dúvidas com relação à palavra de Deus, preparando o terreno para contradizer categoricamente a ordem de não comer da árvore do conhecimento, dando-lhe a entender que Deus não queria que o homem comesse dessa árvore para que este não se tornasse como Ele, conhecedor do bem e do mal. Uma vez corrompida a mente, a emoção da mulher entrou em ação e seus “olhos se abriram”: “Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu” (Gn 3:6). Antes mesmo de Eva comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, a serpente já a havia seduzido. Como resultado disso, seus olhos se abriram para ver que a árvore era boa para se comer, agradável à vista e desejável para dar entendimento. A sutileza do diabo fez com que a alma do homem, pela primeira vez na sua história, agisse totalmente independente de seu espírito, isto é, independente de Deus. Desde sua criação o homem confiava totalmente em Deus, com completa simplicidade e pureza; mas depois de comer do fruto da árvore do conhecimento, ele passou a confiar em si mesmo e no conhecimento que iria adquirir, seguindo os mesmos passos de Satanás em sua queda.

Apartar-se da simplicidade e pureza


O apóstolo Paulo, na segunda carta aos coríntios, expressa sua preocupação: “Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo. Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo” (2 Co 11:2-3). Vejamos a sequência: primeiramente a serpente enganou Eva com sua astúcia, fazendo-a duvidar da palavra de Deus; corrompendo sua mente, a induziu a escolher a árvore que Deus ordenara que não comesse, apartando-se da simplicidade e pureza que tinha para com Deus.

O pecado entrou no mundo

Com astúcia, o diabo induziu o homem a desobedecer a ordem de Deus comendo da árvore que Ele havia dito que não comesse. Assim, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores (Rm 5:19a). Por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, e, consequentemente, a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram (v. 12). Com a desobediência de Adão o pecado entrou na humanidade; assim todos os homens já nascem pecadores. O apóstolo Paulo esclarece: “Pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado, como está escrito: Não há justo, nem sequer um, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer” (3:9b-12). Esse é o efeito da introdução do pecado na humanidade.


O salário do pecado é a morte


É com tristeza que constatamos que, após a queda de Adão, todo homem, sem exceção, é pecador, “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3:23). De acordo com o padrão da justiça de Deus não há segunda alternativa para um pecador senão a morte, pois o salário do pecado é a morte (6:23). Todos nós somos descendentes de Adão e, pela sua ofensa a Deus, o pecado entrou em nós; e, como pecadores, fomos julgados e condenados à morte: “O julgamento derivou de uma só ofensa, para a condenação” (5:16b). A única maneira de quitar perante Deus, a dívida do pecado, é com a morte: “Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão” (Hb 9:22). No entanto, se tivéssemos de morrer para pagar a nossa dívida do pecado não teríamos nenhuma esperança de salvação.


O fogo eterno


A situação do homem pecador é ainda pior do que descrevemos, pois conforme explicamos anteriormente, o espírito do homem foi criado pelo sopro de Deus, portanto é eterno, assim como sua alma. A morte de um homem não é uma morte simples, isto é, tudo não acaba para ele quando morre seu corpo, pois seu espírito e alma são eternos; a sua morte é, portanto, uma morte eterna com fogo eterno. O diabo já está condenado pelo mesmo erro da desobediência e seu destino final será o fogo eterno: “Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mt 25:41). Isso indica que o homem não foi criado para terminar no fogo eterno, pois este foi preparado para o diabo e seus anjos, desde sua rebelião no passado. Satanás, com sua sagacidade, enganou o homem e o fez cometer o mesmo ato de desobediência contra Deus. Dessa forma, não restou alternativa para o nosso Deus justo senão também condenar o homem à morte eterna. Quanta desgraça! O homem pecador está agora totalmente sem esperança, e sem Deus no mundo (Ef 2:12); ele passou a andar segundo as inclinações da carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e destinado para a ira de Deus (v. 3).

Ponto-chave: Desde sua criação o homem confiava totalmente em Deus, com completa simplicidade e pureza; mas depois de comer do fruto da árvore do conhecimento, ele passou a confiar em si mesmo e no conhecimento que iria adquirir. Pergunta: Por que a morte do homem não é uma morte simples?


 
 
 

Comentários


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Galeria de Fotos
Assim que se levantar
igreja em alagoinhas (7)
igreja em alagoinhas (6)
igreja em alagoinhas (5)
igreja em alagoinhas (4)
igreja em alagoinhas (3)
igreja em alagoinhas (1)
igreja em alagoinhas (1)
igreja em alagoinhas (2)

Copyright © 2011 - 2023. Todos os Direitos Reservados - Valter Jr

Encontre-nos
bottom of page