top of page

SEMANA 2 - SEGUNDA-FEIRA

  • igrejaemalagoinhas
  • 3 de out. de 2015
  • 4 min de leitura

SEMANA 2 - SEGUNDA-FEIRA

SÉRIE: livro: POR QUE O HOMEM É TÃO ESPECIAL? MENSAGEM : CAPÍTULO 2: A maravilhosa criação do homem Leitura bíblica: Gn 2:7; Ec 3:20; Jó 32:8; 34:14-15


Ler com oração: O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida. (Jó 33:4)


PÁG. 30 (DESVENDANDO...) ATÉ (O GRANDE SEGREDO...) PÁG. 32

Desvendando os mistérios da criação do homem


O homem é, de fato, muito especial para Deus. Além de tê-lo criado à Sua imagem e semelhança, Ele fez algo muito especial que vamos descobrir começando pelo versículo 7 de Gênesis 2: “Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”.


O corpo humano foi feito do pó da terra


Em primeiro lugar, pelo versículo acima, tomamos conhecimento de que o corpo do homem foi feito do pó da terra. Se fizermos uma análise química veremos que o nosso corpo possui os mesmos elementos existentes no pó da terra. Devemos perceber que o nosso corpo físico, feito do pó da terra, é provisório, temporário, para Deus colocar nele algo definitivo, eterno. Por esse motivo, o apóstolo Paulo compara o nosso corpo físico com uma casa, com um tabernáculo, que Deus nos deu para viver enquanto estamos na terra, pois ele se desfará um dia: “Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E, por isso, neste tabernáculo gememos, aspirando por ser revestidos da nossa habitação celestial; se, todavia, formos encontrados vestidos e não nus. Pois, na verdade, os que estamos neste tabernáculo gememos angustiados, não por querermos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida” (2 Co 5:1-4). Um dia, quando se completar em nós a salvação de Deus, como veremos mais adiante, receberemos um corpo definitivo, imortal, uma casa eterna, nos céus. Todavia, o corpo que possuímos hoje é feito do pó da terra e, quando esse corpo morrer, para a terra, ao pó, tornará: “Todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó e ao pó tornarão” (Ec 3:20).


O grande segredo da criação do homem está no fôlego de vida

Deus criou todas as coisas por meio de Sua palavra. Com uma palavra Ele trouxe à existência a luz: “Haja luz; e houve luz” (Gn 1:3). Então, por qual motivo Deus formou o corpo do homem com o pó da terra, com um material já existente? Deus não poderia também criar o homem com uma só palavra? É porque Deus deseja produzir, a partir desse corpo terreno, um ser celestial, com Sua vida e natureza. O corpo terreno seria como um “casulo” para produzir algo como Deus é, santo e irrepreensível: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele” (Ef 1:3-4). Devemos ter muita clareza de que ao ser formado do pó da terra, o corpo do homem ainda não tinha vida. O que deu vida ao homem foi o sopro de Deus, de acordo com o texto bíblico: “E lhe soprou nas narinas o fôlego de vida” (Gn 2:7). Precisamos ter consciência de que o próprio Deus Eterno, ilimitado, colocou algo Dele mesmo naquele corpo terreno, finito e limitado. A palavra “fôlego de vida” em hebraico é “neshamáh”, a mesma palavra usada em Provérbios 20:27 e traduzida para “espírito do homem”. O versículo diz: “O espírito do homem é a lâmpada do SENHOR, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo”. O fôlego de vida, que Deus soprou nas narinas do homem, tornou-se o espírito do homem. Por isso, o livro de Jó registra as palavras ditas por Eliú: “O Espírito de Deus me fez; e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida” (33:4). Foi, portanto, o sopro de Deus que deu vida ao homem! Eliú disse mais: “Na verdade, há um espírito no homem, e o sopro do Todo-Poderoso o faz sábio” (32:8); pois quando o fôlego de vida entrou no homem, este passou a ser alma vivente (Gn 2:7). E mais: “Se Deus pensasse apenas em si mesmo e para si recolhesse o seu espírito e o seu sopro, toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó” (Jó 34:14-15). Quem nos mantém vivos é o sopro de Deus em nós, o nosso espírito humano. Outra indicação maravilhosa desse assunto está no livro de Eclesiastes, onde afirma que o nosso corpo feito do pó, ao pó tornará; mas o nosso espírito que foi feito pelo sopro de Deus é celestial, ele se dirige para cima: “Todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó e ao pó tornarão. Quem sabe se o fôlego de vida dos filhos dos homens se dirige para cima e o dos animais para baixo, para a terra?” (3:20-21).

Ponto-chave: O grande segredo da criação do homem está no fôlego de vida

Pergunta: Deus criou todas as coisas por meio de Sua palavra. Com uma palavra Ele trouxe à existência a luz: “Haja luz; e houve luz” (Gn 1:3). Então, por qual motivo Deus formou o corpo do homem com o pó da terra, com um material já existente? Deus não poderia também criar o homem com uma só palavra?


 
 
 

Comentarios


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Galeria de Fotos
Assim que se levantar
igreja em alagoinhas (7)
igreja em alagoinhas (6)
igreja em alagoinhas (5)
igreja em alagoinhas (4)
igreja em alagoinhas (3)
igreja em alagoinhas (1)
igreja em alagoinhas (1)
igreja em alagoinhas (2)

Copyright © 2011 - 2023. Todos os Direitos Reservados - Valter Jr

Encontre-nos
bottom of page