SEMANA 2 - TERÇA-FEIRA
- igrejaemalagoinhas
- 3 de out. de 2015
- 3 min de leitura
SEMANA 2 - TERÇA-FEIRA
SÉRIE: livro: POR QUE O HOMEM É TÃO ESPECIAL? MENSAGEM : CAPÍTULO 2: A maravilhosa criação do homem Leitura bíblica: Zc 12:1; Ec 3:11; Jó 12:10; Dn 12:1
Ler com oração: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3:16)
PÁG. 32 (O ESPÍRITO DO HOMEM...) ATÉ O (DEUS AMOU O MUNDO E NÃO DESEJA QUE NINGUÉM PEREÇA) PÁG. 34
O espírito do homem é o centro do universo
No livro de Zacarias está registrado algo que também mostra a importância do espírito do homem para Deus: “Fala o SENHOR, o que estendeu o céu, fundou a terra e formou o espírito do homem dentro dele” (12:1b). Por esse texto entendemos que Deus estendeu o céu com o objetivo de fundar a terra; a terra foi fundada por Ele com o intuito de criar o homem com o Seu sopro e, assim, formou o espírito do homem dentro dele. O espírito do homem constitui o centro da grandiosa obra que Deus deseja executar no universo.
Deus pôs a eternidade no coração do homem
Conforme já explicamos, o Deus que é eterno, ilimitado, soprou a Sua essência também eterna e ilimitada nas narinas do homem, cujo corpo foi feito do pó da terra. O sopro de Deus se tornou o espírito do homem; e a Bíblia revela algo fantástico, dizendo que o espírito do homem é a eternidade que Deus colocou no coração dele: “Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim” (Ec 3:11). O corpo do homem feito do pó da terra é material, terreno, tem prazo de validade. Quando este morre, voltará ao pó, pois foi feito do pó. Mas o espírito do homem é eterno, pois foi feito pelo sopro do Deus Eterno, assim como a sua alma que foi produzida com a criação do espírito do homem. Os animais, assim como todo ser vivente, possuem alma; mas o gênero humano, além da alma, possui espírito: “Na sua mão está a alma de todo ser vivente e o espírito de todo o gênero humano” (Jó 12:10). Os animais perecem e vão para a terra, mas o espírito e a alma do homem não morrem, pois são eternos.
A vantagem de ter a eternidade dentro de nós
Deus colocou a eternidade no coração do homem e, conforme explicamos, o seu espírito e alma não morrem. Contudo, isso não constitui uma vantagem se o homem não receber a vida eterna de Deus em seu espírito: “Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno” (Dn 12:2). O nosso espírito é a eternidade que Deus colocou em nós, todavia ele é como um recipiente eterno para receber a vida eterna de Deus. Quem não receber a vida eterna de Deus será lançado para dentro do lago de fogo e atormentado de dia e de noite pelos séculos dos séculos, para vergonha e horror eterno (Ap 20:10, 14).
Deus amou o mundo e não deseja que ninguém pereça
Deus, entreanto, não quer que o homem pereça, mas tenha a vida eterna. Há um versículo muito conhecido da Bíblia que manifesta Seu verdadeiro amor: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3:16). O amor de Deus é manifestado em todos os aspectos tão essenciais à nossa vida: no ar que respiramos, na água que bebemos, na luz solar, no pão de cada dia; no entanto, nada define melhor o amor de Deus senão que Ele deu o Seu único Filho para o homem ser salvo da perdição eterna, e ainda receber a vida eterna de Deus.
Ponto-chave: O espírito do homem constitui o centro da grandiosa obra que Deus deseja executar no universo. Pergunta: Por que o espírito do homem é eterno?
Comentários