top of page

SEMANA 3 - SEGUNDA-FEIRA

  • igrejaemalagoinhas
  • 5 de out. de 2015
  • 3 min de leitura

SEMANA 3 - SEGUNDA-FEIRA

SÉRIE: livro: POR QUE O HOMEM É TÃO ESPECIAL? MENSAGEM : CAPÍTULO 4 - Que plano Deus tem para o homem? Leitura bíblica: At 13:33; Hb 1:5-6

Ler com oração: Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova. (Jó 14:7-9)

PÁG. 51 (QUE PLANO DEUS...) ATÉ (NENHUM ANJO FOI...) PÁG. 53

Depois do que foi exposto nos capítulos anteriores, surge uma indagação: “Que Deus espera de nós? Por que Ele pagou tão alto preço para nos ter de volta”? O apóstolo Paulo em sua carta aos efésios faz uma oração ao Pai: “Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do vosso chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos seus pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas” (Ef 1:17-23).


Qual é a esperança do nosso chamamento?


Que Deus nos ilumine para realmente sabermos qual é a esperança do nosso chamamento; qual é a riqueza da glória da Sua herança nos que Ele redimiu e regenerou. O nosso Deus, o Pai da glória, deposita muita esperança no homem que Ele criou com Seu sopro. Esse homem, criado com tanto carinho, foi enganado por Satanás e caiu em pecado; mas Deus não o abandonou, antes, por causa de Seu grande amor, enviou Seu próprio Filho que veio em carne para nos salvar por Sua morte na cruz. A esperança de Deus reside na capacidade que o homem tem de receber Sua vida, sendo que, se ele deixar essa vida crescer e amadurecer introduzirá o reino de Deus na terra e reinará com Seu Filho no mundo que há de vir.


Deus não socorre a anjos


O livro de Hebreus afirma: “Ele, evidentemente, não socorre anjos, mas socorre a descendência de Abraão” (2:16). Depois da queda de Lúcifer, os anjos não têm possibilidade de recuperação para serem usados na administração dos assuntos divinos; dessa forma, o homem tornou-se o centro das atenções de Deus, porque foi criado com o sopro do Eterno, e é a única criatura capaz de receber a vida eterna, a vida divina em seu espírito; por isso Deus está disposto a socorrê-lo.


Ao cheiro das águas brotará


Diferentemente dos anjos, há sempre esperança para o homem, mesmo que seja mortalmente ferido pelo pecado. No livro de Jó lemos: “Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova” (Jó 14:7-9). Jó não sabia, mas ele profetizou com relação ao homem: mesmo derrotado, abatido, ao cheiro das águas da vida divina, ele se renovará, brotará e dará ramos como uma planta nova. Louvado seja o Senhor, pois fez do homem algo tão especial para Ele!


Nenhum anjo foi gerado como filho de Deus


Tudo que relatamos acima é comprovado pelo autor de Hebreus: “Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?” (1:5). Os anjos são seres espirituais, mas não foram criados para receber a vida de Deus. O Homem Jesus alcançou a plena filiação em Sua ressurreição e foi gerado como o Filho Primogênito de Deus. No livro de Atos lemos: “Como Deus a cumpriu plenamente a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus, como também está escrito no Salmo segundo: Tu és meu Filho, eu, hoje (na ressurreição), te gerei” (13:33). No momento em que Deus admitiu o primeiro homem, Jesus, para dentro de Sua glória, esse Homem tornou-se superior aos anjos: “E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem” (Hb 1:6).

Ponto-chave: O homem tornou-se o centro das atenções de Deus. Pergunta: O que Deus espera do homem?


 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Galeria de Fotos
Assim que se levantar
igreja em alagoinhas (7)
igreja em alagoinhas (6)
igreja em alagoinhas (5)
igreja em alagoinhas (4)
igreja em alagoinhas (3)
igreja em alagoinhas (1)
igreja em alagoinhas (1)
igreja em alagoinhas (2)

Copyright © 2011 - 2023. Todos os Direitos Reservados - Valter Jr

Encontre-nos
bottom of page