SEMANA 3 - TERÇA-FEIRA
- igrejaemalagoinhas
- 6 de out. de 2015
- 4 min de leitura
SEMANA 3 - TERÇA-FEIRA
SÉRIE: livro: POR QUE O HOMEM É TÃO ESPECIAL? MENSAGEM : CAPÍTULO 4 - Que plano Deus tem para o homem? Leitura bíblica: Mt 16:24-27; Fp 2:6-8 Hb 2:7-10
Ler com oração: A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus... Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. (Jo 3:3, 5)
PÁG. 53 (JESUS, NOSSO AUTOR...) ATÉ (A SALVAÇÃO COMPLETA...) PÁG. 56
Jesus, nosso Autor da salvação
Embora Deus já tenha determinado que o mundo que há de vir não será entregue ao governo dos anjos, mas ao homem, Ele sabe que este, por si só, não tem a mínima condição de assumir essa responsabilidade. No plano de Deus o homem seria coroado de glória e de honra a fim de Ele sujeitar todas as coisas debaixo dos seus pés (Hb 2:7-8); entretanto, ainda não vemos todas as coisas a ele sujeitas. O autor do livro de Hebreus revela a solução: “Vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem. Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles” (2:9-10). Pela Sua imensa graça Deus enviou Seu Filho até nós, o qual “não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz” (Fp 2:6b-8). A fim de se tornar modelo para o homem, Jesus viveu na terra esvaziado de Si mesmo, de Sua própria vontade, de Sua opinião e até de Sua liberdade de ir e vir. Certa vez Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz” (Jo 5:19); e “Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e, sim a daquele que me enviou” (v. 30). Em outra ocasião, próximo à Festa dos Tabernáculos, os irmãos de Jesus sugeriram-Lhe que fosse para a Judeia a fim de que vissem Suas obras, porque nem mesmo Seus irmãos criam Nele; ao que Jesus lhes respondeu: “O meu tempo ainda não chegou, mas o vosso sempre está presente” (7:6). Essa vida, totalmente restrita em fazer a vontade do Pai e negar-se a Si mesmo, aperfeiçoou-O para ser o nosso Autor da salvação. Conforme já falamos, em Sua ressurreição Deus Pai O recebeu em Sua glória, reconhecendo o Homem Jesus como Seu Filho Primogênito; isso é a plena filiação. Agora, o Filho Primogênito tem a missão de conduzir os muitos filhos de Deus à glória.
Seguir a Jesus
Se também almejamos ser coroados de glória e de honra, na vinda de nosso Senhor Jesus, temos de segui-Lo hoje. Depois de ter revelado a igreja a Seus discípulos, Jesus disse: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida (alma) perdê-la-á; e quem perder a vida (alma) por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma? Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras” (Mt 16:24-27). Se alguém, hoje, trilhar o mesmo caminho que Jesus, negando-se a si mesmo, tomando a cruz e seguindo-O, será também coroado de glória e de honra na vinda de nosso Senhor. Mas se não estivermos dispostos a pagar esse preço e continuarmos a viver segundo a vontade da nossa alma, esta continuará intacta, sem transformação; perderemos a oportunidade de que ela seja totalmente salva pela vida de Deus.
A salvação completa de Deus
Em sua primeira epístola, Pedro menciona a salvação preparada para revelar-se no último tempo. Essa salvação compreende a salvação do nosso espírito, alma e corpo. A salvação do espírito ocorre no momento em que cremos no Senhor Jesus, quando o nosso espírito é regenerado, isto é, nascemos de novo, nascemos do Espírito, nascemos de Deus. Como foi dito anteriormente, na conversa que teve com Nicodemos, Jesus afirmou: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. [...] Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus” (Jo 3:3, 5). Para fazer parte do reino vegetal é necessário ter a vida vegetal, para fazer parte do reino animal é preciso ter a vida animal. Assim, semelhantemente, para fazer parte do reino de Deus é preciso ter a vida divina, portanto, é necessário nascer de novo, nascer de Deus. Esta é a salvação do espírito.
Ponto-chave: Pela Sua imensa graça Deus enviou Seu Filho até nós Pergunta: O que precisamos para ser coroados de glória e de honra, na vinda de nosso Senhor Jesus?
Comments