top of page

SEMANA 3 - TERÇA-FEIRA

  • igrejaemalagoinhas
  • 6 de out. de 2015
  • 4 min de leitura

SEMANA 3 - TERÇA-FEIRA

SÉRIE: livro: POR QUE O HOMEM É TÃO ESPECIAL? MENSAGEM : CAPÍTULO 4 - Que plano Deus tem para o homem? Leitura bíblica: Mt 16:24-27; Fp 2:6-8 Hb 2:7-10

Ler com oração: A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus... Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. (Jo 3:3, 5)

PÁG. 53 (JESUS, NOSSO AUTOR...) ATÉ (A SALVAÇÃO COMPLETA...) PÁG. 56

Jesus, nosso Autor da salvação


Embora Deus já tenha determinado que o mundo que há de vir não será entregue ao governo dos anjos, mas ao homem, Ele sabe que este, por si só, não tem a mínima condição de assumir essa responsabilidade. No plano de Deus o homem seria coroado de glória e de honra a fim de Ele sujeitar todas as coisas debaixo dos seus pés (Hb 2:7-8); entretanto, ainda não vemos todas as coisas a ele sujeitas. O autor do livro de Hebreus revela a solução: “Vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem. Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles” (2:9-10). Pela Sua imensa graça Deus enviou Seu Filho até nós, o qual “não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz” (Fp 2:6b-8). A fim de se tornar modelo para o homem, Jesus viveu na terra esvaziado de Si mesmo, de Sua própria vontade, de Sua opinião e até de Sua liberdade de ir e vir. Certa vez Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz” (Jo 5:19); e “Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e, sim a daquele que me enviou” (v. 30). Em outra ocasião, próximo à Festa dos Tabernáculos, os irmãos de Jesus sugeriram-Lhe que fosse para a Judeia a fim de que vissem Suas obras, porque nem mesmo Seus irmãos criam Nele; ao que Jesus lhes respondeu: “O meu tempo ainda não chegou, mas o vosso sempre está presente” (7:6). Essa vida, totalmente restrita em fazer a vontade do Pai e negar-se a Si mesmo, aperfeiçoou-O para ser o nosso Autor da salvação. Conforme já falamos, em Sua ressurreição Deus Pai O recebeu em Sua glória, reconhecendo o Homem Jesus como Seu Filho Primogênito; isso é a plena filiação. Agora, o Filho Primogênito tem a missão de conduzir os muitos filhos de Deus à glória.


Seguir a Jesus


Se também almejamos ser coroados de glória e de honra, na vinda de nosso Senhor Jesus, temos de segui-Lo hoje. Depois de ter revelado a igreja a Seus discípulos, Jesus disse: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida (alma) perdê-la-á; e quem perder a vida (alma) por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma? Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras” (Mt 16:24-27). Se alguém, hoje, trilhar o mesmo caminho que Jesus, negando-se a si mesmo, tomando a cruz e seguindo-O, será também coroado de glória e de honra na vinda de nosso Senhor. Mas se não estivermos dispostos a pagar esse preço e continuarmos a viver segundo a vontade da nossa alma, esta continuará intacta, sem transformação; perderemos a oportunidade de que ela seja totalmente salva pela vida de Deus.


A salvação completa de Deus


Em sua primeira epístola, Pedro menciona a salvação preparada para revelar-se no último tempo. Essa salvação compreende a salvação do nosso espírito, alma e corpo. A salvação do espírito ocorre no momento em que cremos no Senhor Jesus, quando o nosso espírito é regenerado, isto é, nascemos de novo, nascemos do Espírito, nascemos de Deus. Como foi dito anteriormente, na conversa que teve com Nicodemos, Jesus afirmou: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. [...] Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus” (Jo 3:3, 5). Para fazer parte do reino vegetal é necessário ter a vida vegetal, para fazer parte do reino animal é preciso ter a vida animal. Assim, semelhantemente, para fazer parte do reino de Deus é preciso ter a vida divina, portanto, é necessário nascer de novo, nascer de Deus. Esta é a salvação do espírito.

Ponto-chave: Pela Sua imensa graça Deus enviou Seu Filho até nós Pergunta: O que precisamos para ser coroados de glória e de honra, na vinda de nosso Senhor Jesus?


 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Galeria de Fotos
Assim que se levantar
igreja em alagoinhas (7)
igreja em alagoinhas (6)
igreja em alagoinhas (5)
igreja em alagoinhas (4)
igreja em alagoinhas (3)
igreja em alagoinhas (1)
igreja em alagoinhas (1)
igreja em alagoinhas (2)

Copyright © 2011 - 2023. Todos os Direitos Reservados - Valter Jr

Encontre-nos
bottom of page