SEMANA 3 - QUINTA-FEIRA
- igrejaemalagoinhas
- 8 de out. de 2015
- 5 min de leitura
SEMANA 3 - QUINTA-FEIRA
SÉRIE: livro: POR QUE O HOMEM É TÃO ESPECIAL? MENSAGEM : CAPÍTULO 4 - Que plano Deus tem para o homem? Leitura bíblica: Mt 24:6-8, 14
Ler com oração: Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. (1 Jo 3:2)
PÁG. 59 (O TEMPO DO FIM) ATÉ (O CORPO MORTAL...) PÁG. 63
O tempo do fim
O Senhor Jesus não retornará sem antes haver um bom número de pessoas que não somente receberam a salvação do espírito, mas também permitiram que a vida de Deus transformasse sua alma até o ponto de se tornarem filhos maduros de Deus, capazes de reinar com Cristo no mundo que há de vir. Por esse motivo o próprio Senhor Jesus nos insta a pregar o evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações; então virá o fim (Mt 24:14). O tempo do fim será precedido de guerras e rumores de guerras, porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares; porém, tudo isto é o princípio das dores (vs. 6-8). Ao aproximar-se o fim acontecerá a grande tribulação com a manifestação do homem da iniquidade, o anticristo, com poder e sinais e prodígios da mentira (2 Ts 2:3-9). Pouco antes disso haverá uma nova ordem mundial que trará paz ilusória às nações; todavia quando andarem dizendo: “Paz e segurança”, eis que sobrevirá repentina destruição (1 Ts 5:3). Nesse tempo, pelo período de três anos e meio, haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido nem haverá jamais. Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados (Mt 24:21-22; Ap 12:6, 14).
A sétima trombeta
Nos dias da voz do sétimo anjo, quando ele estiver para tocar a trombeta, cumprir-se-á, então, o mistério de Deus, segundo Ele anunciou aos Seus servos, os profetas (Ap 10:7), e quando ele tocar a trombeta, haverá no céu grandes vozes, dizendo: “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do Seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos” (11:15). A sétima trombeta interromperá a grande tribulação e o Senhor Jesus tomará posse do reino deste mundo.
A vinda do Senhor
De acordo com o Evangelho de Mateus, o Senhor Jesus virá sobre as nuvens do céu (26:64), e a maioria dos que creram Nele, tanto os que forem ressuscitados dentre os mortos quanto os que estiverem vivos na ocasião, serão arrebatados aos ares, pois os vencedores descritos como o filho varão em Apocalipse 12, teriam sido arrebatados antes da grande tribulação (vs. 5-6, 14). O apóstolo Paulo explica que os que creram no Senhor Jesus, ao findar sua vida terrena, não morrerão, mas dormirão, aguardando a vinda do Senhor para ressuscitá-los com outro corpo, ao que chamamos de salvação do corpo: “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não tem esperança. [...] Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim, estaremos para sempre com o Senhor” (1 Ts 4:13-17).
O corpo espiritual
Neste momento cabe uma pergunta muito pertinente: “Como ressuscitam os mortos? E em que corpo vêm”? Paulo responde em sua primeira carta aos coríntios: “Insensato! O que semeias não nasce, se primeiro não morrer; e, quando semeias, não semeias o corpo que há de ser, mas o simples grão, como de trigo, ou de qualquer outra semente. Mas Deus lhe dá corpo como lhe aprouve dar e a cada uma das sementes, o seu corpo apropriado [...]. Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder. Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual” (1 Co 15:36-44).
O corpo mortal se revestirá de imortalidade
Cabe ainda outra pergunta: “E quanto aos vivos na ocasião da vinda do Senhor, como será feita a troca de corpos”? Paulo responde: “Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória” (1 Co 15:51-54). Dessa forma alcançaremos a salvação completa de Deus, isto é, todo o nosso ser tripartido terá sido salvo pela vida de Deus. É importante observar que o homem foi criado pelo sopro do Deus Eterno, e esse sopro entrou em seu corpo feito do pó da terra e se tornou o espírito humano. Por meio desse processo, a Bíblia revela que Deus pôs a eternidade no coração do homem (Ec 3:11), e o homem passou a ser alma vivente (Gn 2:7). Por esse motivo, o nosso espírito tem condições de receber a vida eterna, ou melhor, o próprio Deus Eterno; e a nossa alma também foi feita para que a vida de Deus tome conta de nossa mente que só pensa nas coisas terrenas, de nossa emoção frágil e também de nossa vontade limitada. Seremos salvos em nosso espírito pela vida de Deus e também a nossa alma terá a estatura do Filho de Deus, isto é, alcançaremos a filiação proposta por Deus, e o nosso corpo também se transformará em um corpo eterno, espiritual, incorruptível e imortal. O corpo não será mais material, físico, limitado pelo tempo e pelo espaço. Seremos semelhantes ao próprio Senhor Jesus quando Ele se manifestar (1 Jo 3:2). Não há linguagem capaz de descrever essa obra maravilhosa que Deus está fazendo em nós (1 Co 2:9). Aleluia!
Ponto-chave: Seremos semelhantes ao próprio Senhor Jesus quando Ele se manifestar Pergunta: De que forma o corpo mortal se revestirá de imortalidade?
Comments